+55 11 2581-5580

 +55 11 2581-7453

Gás Etano

Etano é um composto químico de fórmula C2H6. Ele é um alcano, isto é, um hidrocarboneto alifático. Em condições normais de temperatura e pressão, etano é um gás sem cor e sem cheiro.

Etano é o mais simples hidrocarboneto saturado contendo mais de um átomo de carbono. Etano é um composto de importância industrial, pela conversão dele em etileno.

Em escala industrial, etano é produzido a partir do gás natural e do refino do petróleo. Sínteses químicas podem ser ativadas através da eletrólise de Kolbe.

A combustão do etano é uma reação tipicamente exotérmica com desprendimento de calor de 365 kcal por mol.

C2H6 + 7/2 O2 → 2 CO2 + 3 H2O + 365 kcal/mol

COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

Aparência

GÁS COMPRIMIDO LIQUEFEITO; SEM COLORAÇÃO; ODOR DE GASOLINA; FLUTUA E FERVE NA ÁGUA; PRODUZ NUVEM DE VAPOR VISÍVEL INFLAMÁVEL.

Nome Etano

N°  CAS 74-84-0

N°  DE RISCO 23

Classe / Subclasse 2.1

Fórmula Molecular C2H6

Fórmula Molecular HIDROCARBONETO

Classificação Toxicológica Altamente inflamável (F+)

 

Sinônimos: METILMETANO; DIMETIL; HIDRETO DE ETILA.

Classificação e rotulagem de perigo

GRAU

4       Extremo

3       Grave

2       Moderado

1       Leve

0       Mínimo

RISCO

Saúde

Inflamabilidade

Reatividade

4

0

1

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Inalação

Levar o acidentado para um local arejado. Retirar as roupas contaminadas. Lavar as partes do corpo atingidas com água em abundância e sabão. Se o acidentado estiver inconsciente e não respirar mais, praticar respiração artificial ou oxigenação. Encaminhar ao serviço médico mais próximo levando esta ficha.

Contato com os olhos

Lavar imediatamente os olhos abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos. Mantenha as pálpebras abertas e distantes do globo ocular para assegurar que toda a superfície esteja lavada completamente. Consultar imediatamente um oftalmologista.

Contato com a pele

O líquido pode causar queimaduras por congelamento. Para exposição ao líquido, imediatamente aqueça a área congelada com água morna não excedendo 41 °C (105 ° F). A temperatura da água deve ser tolerável na pele normal. Manter o aquecimento da pele durante pelo menos 15 minutos ou até que a coloração e a sensação terem voltado ao normal para a área afetada. Em caso de exposição maciça, remova as roupas enquanto for banhando-se com água morna. Procurar uma avaliação médica e tratamento o mais rápido possível.

Ingestão

A ingestão não é considerada como uma via potencial de exposição.

Proteção para os prestadores de primeiros socorros

Assistência médica imediata é fundamental em todos os casos de grave exposição. A equipe de socorro para resgate em ambientes confinados deve estar equipada com equipamentos de respiração autônoma e consciente dos riscos de fogo e explosão.

Notas para o médico

O tratamento da superexposição deve ser dirigido diretamente para o controle dos sintomas e condições clínicas da vítima.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção apropriados

Dióxido de carbono, químico seco, água pulverizada ou nevoeiro.

Procedimentos Especiais

Máscara autônoma deve ser utilizada para evitar a exposição a gases e fumos provenientes da combustão do produto. Se possível, fechar o fornecimento do gás. Retirar todo o pessoal da área. Não se aproximar, uma vez que cilindros aquecidos podem romper violentamente. Chamar os bombeiros. Mantendo-se à distância e bem protegido, resfriar por 24 horas.

Perigos específicos

Perigo de incêndio

GÁS EXTREMAMENTE INFLAMÁVEL. Se o vazamento ou derramamento de gás produzir fogo, não extinga as chamas. Os vapores inflamáveis podem se propagar do vazamento, criando um risco de reignição explosiva. Os vapores podem ser inflamados por luzes piloto, outras chamas, cigarros, faíscas, aquecedores, equipamentos elétricos, descargas estáticas ou outras fontes de ignição em locais distantes do ponto de manuseio do produto. Atmosferas explosivas podem se prolongar. Antes de entrar em uma área, especialmente áreas confinadas, verifique a atmosfera com dispositivo apropriado.

Perigo de explosão

GÁS EXTREMAMENTE INFLAMÁVEL. Forma mistura explosiva com o ar e com agentes oxidantes.

Reatividade

Nenhum perigo de reatividade diferente dos descritos nas subsecções abaixo.

Recomendações para a equipe de com bate a incêndio

Instruções de combate a incêndios

Retire todo o pessoal da área de risco. Utilize equipamento autônomo de respiração com pressão positiva e vestimenta de proteção completa. Imediatamente resfrie os recipientes com água a uma distância segura. Interrompa o fluxo de gás se for seguro fazê-lo, continuando o resfriamento com jato de água em forma de neblina. Remover as fontes de ignição, se for seguro fazê-lo. Remover os recipientes da área de fogo se for seguro fazê-lo. No local, os bombeiros devem estar cientes das características do produto.

Proteção durante o combate a incêndios

Gás comprimido: asfixiante. Perigo de asfixia por falta de oxigênio.

Outras informações

Os recipientes são equipados com dispositivo de alívio de pressão. (Exceções podem existir quando previsto em norma.).

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções pessoais

PERIGO: Inflamável gás liquefeito. Forma mistura explosiva com o ar e com agentes oxidantes. Evacuar o pessoal para um local seguro. Pode ser necessário equipamento de respiração autônomo adequado. Remover todas as fontes de ignição. Vapores podem se desprender do vazamento. Contato com materiais inflamáveis podem causar fogo ou explosão.

Quando os recipientes esfriarem, movê-los para longe da área de fogo se não houver risco. Antes de entrar na área, especialmente áreas confinadas, verifique a atmosfera com um dispositivo de análise específico para o gás apropriado (ex. explosímetro). No local, os bombeiros devem estar de acordo com OSHA 29 CFR 1910,156 e normas aplicáveis em 29 CFR 1910 Subparte L-Fire Protection.

Precauções para o meio ambiente

Evitar a contaminação do solo e da água.  Eliminar o conteúdo / recipiente de acordo com os regulamentos locais, regionais, nacionais ou  internacionais. Contactar o fornecedor sobre algum requisito especial.

Métodos para limpeza

Para contenção: Previna para que o produto não contamine o meio ambiente.

Métodos de limpeza: Espaços fechados devem ser ventilados antes de entrar.

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MANUSEIO SEGURO

Mantenha afastado do calor, faísca, chama aberta, superfícies quentes. - Não fume.  Utilize apenas ferramentas antifaiscantes.  Usar apenas equipamento à prova de explosão. Usar luvas de segurança de couro e calçado de segurança no manuseamento de garrafas.

Proteger as garrafas de danos materiais, não arrastar, não rodar, deslizar ou deixar cair.  Quando movimentar o cilindro mantenha a tampa amovível da válvula sempre no lugar.   Usar sempre um equipamento próprio para o transporte/ movimento (mecânico, manual, etc) das garrafas, mesmo em curtas distâncias Nunca insira qualquer objeto (ex. chave, chave de fenda, pé de cabra) dentro da abertura do capacete do cilindro; isto pode causar dano a válvula, e consequentemente um vazamento. Use uma chave ajustável para remover as tampas apertadas ou enferrujadas. Abra lentamente a válvula. Se a válvula estiver muito dura, descontinue o uso e entre em contato com o seu fornecedor. Feche a válvula do recipiente depois de cada utilização; mantenha fechada mesmo quando vazio. Nunca aplique chama ou calor localizado, diretamente para qualquer parte do recipiente. As altas temperaturas podem danificar o recipiente e pode fazer com que o dispositivo de alívio de pressão entre em ação prematuramente, liberando conteúdo do recipiente.

ARMAZENAMENTO

Armazenar apenas onde a temperatura não exceda 125 ° F (52 ° C). Fixe placas de sinalização "NÃO FUME OU ABRA CHAMAS" nas áreas de armazenamento e de utilização. Não deve haver fontes de ignição. Separe os recipiente e proteja contra incêndios potenciais e / ou riscos de explosão seguindo códigos e requisitos apropriados (por exemplo, NFPA 30, NFPA 55, NFPA 70, e / ou NFPA 221 dos EUA) ou de acordo com os requisitos fixados pela Autoridade Local. Manter os recipientes na posição vertical, prevenindo sua queda ou mesmo que seja derrubado. Mantenha com capacete de proteção a válvula, se fornecido, firmemente rosqueado no lugar com a mão, quando o recipiente não estiver em uso. Armazenar os recipientes cheios e vazios separadamente.

OUTRAS PRECAUÇÕES PARA MANUSEIO, ARMAZENAGEM E USO: Ao manusear o produto sob pressão, use tubulação e equipamentos adequadamente projetados para resistirem as pressões que possam ser encontradas. Nunca trabalhe em um sistema pressurizado. Use um dispositivo de prevenção de fluxo reverso na tubulação. Gases pode causar sufocamento rápido por causa da deficiência de oxigênio; armazenar e usar com ventilação adequada. Se ocorrer um vazamento, feche a válvula do recipiente e derrubar o sistema de uma forma segura e ambientalmente correta, em conformidade com todas as leis locais, estaduais, federais e internacionais; então repare o vazamento. Nunca coloque um recipiente onde possa fazer parte de um circuito elétrico.

CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Equipamento de proteção individual

Óculos de segurança. Luvas. Roupa de proteção completa à prova de fogo.

Materiais para roupas de proteção

Macacão resistente à chamas.

Proteção para as mãos

Usar luvas de raspa para o manuseamento de recipientes.

Proteção para os olhos

Usar óculos de segurança com proteção lateral. Usar óculos de segurança com proteção lateral ou óculos de ampla visão, quando realizar transferência ou desconectar linhas de transferência.

Proteção respiratória

Quando as condições de trabalho necessitarem o uso de respirador, seguir um programa de proteção respiratória que atenda as exigências locais ou se não existe exigências que atenda a OSHA 29 CFR 1910.134, ANSI Z88.2 ou MSHA 30 CFR 72,710 (quando aplicável). Use um suprimento de ar ou cartucho purificador de ar se o nível de ação for ultrapassado. Certifique-se de que o respirador tem o fator de proteção adequado para o nível de exposição. Se forem usados respiradores tipo cartucho, o cartucho deve ser apropriado para a exposição a substância química. Para emergências ou situações com níveis de exposição desconhecidos, usar um equipamento autônomo de respiração (SCBA) com pressão positiva. Sistemas de respiração autônomos  ou linhas de ar com pressão positiva com máscaras devem ser utilizadas em atmosferas deficientes em oxigênio.

Proteção contra perigo térmico

Não necessária.

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

informações sobre propriedades físico-químicas básicas

 Estado físico : Gás

 Aparência : Gás incolor.

 Cor : Incolor.

 Odor : Nenhum. Frequentemente adicionado um produto com mau cheiro.

 Limiar de odor : Não há dados disponíveis

 pH : Não aplicável.

 Ponto de fusão : -183 °C

 Ponto de solidificação : Não há dados disponíveis

 Ponto de ebulição : -88 °C

 Ponto de fulgor : -135 °C TCC

Taxa de evaporação relativa (acetato de butila = : 1) Não há dados disponíveis

Taxa de evaporação relativa (éter = 1) : Não aplicável.

Inflamabilidade (sólido/gás) : 3 - 12,5

Limites de explosão : Não há dados disponíveis

Pressão de vapor : 3780 kPa

Densidade relativa do vapor a 20°C : Não há dados disponíveis

Densidade relativa : 0,54

Densidade : 0,506 - 0,583 g/cm³ a 15º C

Densidade relativa do gás : 1

Solubilidade : Água: 61 mg/l

Log Pow : 1,81

Log Kow : Não aplicável.

Temperatura de auto-ignição : 515 °C

Temperatura de decomposição : Não há dados disponíveis

Viscosidade, cinemática : Não aplicável.

Viscosidade, dinâmica : Não aplicável.

outras informações

Grupo de gás : Gás comprimido

Informações adicionais : Gás ou vapor mais pesado que o ar. Pode acumular-se em espaços confinados, em especial ao nível ou abaixo do solo

ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade química

Estável em condições normais

Condições a evitar

Manter afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes. – Não fumar

Produtos perigosos da decomposição

Altas temperaturas e baixa pressão, podem decompor o etano formando Hidrogênio, a decomposição térmica pode produzir: Dióxido de carbono, Monóxido de carbono.

Materiais incompatíveis

Substancias oxidantes,Cloro,Dióxido de Cloro e etano explodem espontaneamente; misturas de Cloro e Etano são conhecidas como explosivas

Possibilidade de reações perigosas : Pode ocorrer

Reatividade

Nenhum perigo de reatividade diferente dos descritos nas subsecções abaixo.

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Toxicidade aguda : Não classificado

Toxicidade aguda (oral) : Não classificado

Toxicidade aguda (dérmica) : Não classificado

Toxicidade aguda (inalação) : Não classificado

INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Transporte terrestre

 ANTT – Agência Nacional para o Transporte Terrestre,Resolução nº 420/ANTT de 12 de fevereiro de 2004

Nº ONU (Res 420) : 1035

Nome apropriado para embarque (Res 420) : ETANO

Classe (Res 420) : 2.1 - Gases inflamáveis

Número de Risco (Resolução 420) : 23 - Gás inflamável

Transporte marítimo

Nº ONU (IMDG) :  1035

Nome apropriado para embarque (IMDG) :  ETHANE

Classe (IMDG) :  2 - Gases

Poluente marinho (IMDG) :  Falso

Transporte aéreo

Nº ONU (IATA) :  1035

Nome apropriado para embarque (IATA)Nome apropriado para embarque (IMDG) :  ETHANE

Classe (IATA)Classe (IMDG) :  2

Provisão especial (IATA) :  A1

REGULAMENTAÇÕES

OUTRAS INFORMAÇÕES

A ELEBRATEC recomenda que todos que manipularem este produto leiam com atenção as informações contidas nesta página, visando com isto esclarecer e deixá-las cientes dos riscos relacionados ao produto e, desta forma, contribuir para minimizar (ou até evitar) acidentes que venham a causar danos ao meio ambiente e/ou à saúde do próprio usuário ou de terceiros.

“As informações contidas nesta página de informações de segurança são fornecidas sem ônus para nossos clientes. Todas as informações técnicas e recomendações aqui contidas são baseadas em testes e dados provenientes de publicações técnicas especializadas. Uma vez que a ELEBRATEC não tem controle sobre o uso do produto aqui descrito, esta não assume nenhuma responsabilidade por perdas ou danos causados pelo uso impróprio do mesmo".

 

© 2017 ELEBRATEC® Sistemas de Vazão. Todos os direitos reservados.