+55 11 2581-5580

 +55 11 2581-7453

Gás Óxido de Eteno

O óxido de etileno ou epóxi-etano é uma importante substância química gasosa inflamável e um líquido refrigerado com um fraco odor doce, além de ser o mais simples exemplo de epóxido. Devido a facilidade de abertura de seu anel de alta tensão angular, é um composto muito reativo, o que garante sua alta versatilidade como intermediário químico, como na produção de etilenoglicol e outros produtos químicos, assim como um esterilizante para alimentos e materiais de uso médico. Contudo, essa mesma característica também garante que seja relativamente tóxico e propenso a causar acidentes.

COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

Aparência: Gás inflamável, tóxico, incolor e com um odor desagradável

Nome Óxido de etileno

N°  CAS 75-21-8

Peso Molar 44.05 g mol−1

Fórmula C2H4O

Toxidez Extremamente Asfixiante

Classificação Toxicológica Extremamente inflamável (F+)

Sinônimos:  Dihidrooxireno, Óxido dimetileno, Óxido de eteno, Epoxietano, Oxano, Oxiciclopropano, 1,2 Epoxietano.

Classificação e rotulagem de perigo

GRAU

4       Extremo

3       Grave

2       Moderado

1       Leve

0       Mínimo

RISCO

Saúde

Inflamabilidade

Reatividade

4

3

3

aplicações

O principal uso do óxido de eteno, é na fabricação de etileno glicol e álcoois superiores que possuem importantes aplicações como:
anticongelantes automotivos, explosivos, celofane, resinas e poliéster, fibras sintéticas, borrachas e fluidos hidráulicos.

O óxido etileno é ainda um poderoso agente esterilizante e é largamente utilizado no setor médico e farmacêutico para esterilizar uma
enorme variedade de produtos feitos à base de plásticos, papéis e outros materiais que não possam ser aquecidos com o uso de vapor.

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

IMPORTANTE Em todos os casos de exposição, obter ou solicitar tratamento médico imediatamente. Levar a vítima a um médico ou centro médico imediatamente. Em caso de exposição ou suspeita de exposição: Consulte um médico. As pessoas com problemas de hipersensibilidade não devem manipular ou serem expostas ao produto.

Inalação

Remova a vítima imediatamente para local com ar fresco. Se não estiver respirando, administre respiração artificial. Se a respiração estiver difícil, uma pessoa qualificada pode administrar Oxigênio.

Afrouxar as roupas apertadas (ex.: colarinho, gravata, cinto ou cós). Chame um médico imediatamente.

Contato com os olhos

Lavar imediatamente os olhos com água em abundância durante pelo menos 15 minutos. Mantenha as pálpebras abertas e distantes do globo ocular para assegurar que toda a superfície esteja lavada completamente. Consultar imediatamente um oftalmologista.

Contato com a pele

 Em caso de contato, lave os olhos ou a pele com bastante água por pelo menos 15 minutos enquanto estiver removendo as roupas e os sapatos contaminados. A temperatura da água deve ser tolerável na pele normal. Manter o aquecimento da pele durante pelo menos 15 minutos ou até que a coloração e a sensação terem voltado ao normal para a área afetada. Em caso de exposição maciça, remova as roupas enquanto for banhando-se com água morna. Procurar uma avaliação médica e tratamento o mais rápido possível.

Tenha cuidado, o produto pode permanecer preso debaixo da roupa, calçado ou de um relógio de pulso. Em caso de irritação ou erupção cutânea: Consulte um médico.

Ingestão

Não é esperado que seja uma via de exposição primária. Dar água para beber desde que a vítima esteja completamente consciente/alerta. Não induzir o vômito. Chame um médico.

Nunca de nada pela boca a uma pessoa inconsciente.

Sintomas/efeitos em caso de inalação

Pode provocar sonolência ou vertigem. Pode causar falta de ar, aperto no peito, dor de garganta e tosse. Pode causar irritação no trato respiratório, espirros, tosse, sensação de queimaduras na garganta com sensação de constrição da laringe e dificuldade de respiração.

Sintomas/efeitos em caso de contato com a pele

Provoca irritação à pele. irritação (coceira, vermelhidão, formação de bolhas). Fissuras da pele. O contato repetido ou prolongado pode causar o ressecamento da pele.

Sintomas/efeitos em caso de contato com os olhos

PROVOCA IRRITAÇÃO OCULAR GRAVE. Ardência. vermelhidão, coceira, lágrimas.

Sintomas/efeitos em caso de ingestão

Queimaduras ou irritação nos tecidos da boca, garganta e trato gastrointestinal.

Sintomas crônicos

 Pode causar câncer. Pode causar alterações genéticas hereditárias. Pode prejudicar a fertilidade. Pode prejudicar o feto.

Sintomas e efeitos mais importantes, agudos ou tardios

Em elevadas concentrações pode causar asfixia. Os sintomas podem incluir perda de conhecimento e motricidade. A vitima pode não ter percepção da asfixia. Pode causar irritação

da pele. Irritação das vias respiratórias.

Notas para o médico

Tratamento sintomático.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

MEIOS DE EXTINÇÃO APROPRIADOS

Dióxido de carbono e Químico seco. NÃO COMBATER O INCÊNDIO DE VAZAMENTO DE GÁS A MENOS QUE O VAZAMENTO POSSA SER INTERROMPIDO.

MEIOS DE EXTINÇÃO inadequados

Água.

PERIGOS ESPECÍFICOS DA SUBSTÂNCIA

Perigo de incêndio : CONTÉM GÁS SOB PRESSÃO; PODE EXPLODIR SOB AÇÃO DO CALOR.

Perigo de explosão : Forma mistura explosiva com o ar e com agentes oxidantes. Perigo de explosão sob a ação do calor. RISCO DE EXPLOSÃO SE AQUECIDO EM AMBIENTE CONFINADO.

Reatividade : Possibilidade de polimerização exotérmica (ver em materiais incompatíveis).

PROTEÇÃO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NO COMBATE A INCÊNDIO

Medidas preventivas contra incêndios : Elimine todas as fontes de ignição se puder ser feito com segurança.

Instruções de combate a incêndios : Retire todo o pessoal da área de risco. Imediatamente resfrie os recipientes a uma distância segura. Interrompa o fluxo de gás se for seguro fazê-lo. Remover as fontes de ignição, se for seguro fazê-lo. Remover os recipientes da área de fogo se for seguro fazê-lo. Em caso de incêndio de grandes proporções: Abandone a área. Combata o incêndio à distância, devido ao risco de explosão. Vazamento de gás com chamas: não apague, a menos que se possa conter o vazamento com segurança. Não entrar na área de incêndio sem equipamento protetor adequado, incluindo proteção respiratória.

Proteção durante o combate a incêndios : Equipamento autônomo de respiração. Use roupa resistente a /retardadora de fogo/chama.

Outras informações : Os recipientes são equipados com dispositivo de alívio de pressão. (Exceções podem existir quando previsto em norma.). Quando exposto a altas temperaturas, pode decompor, liberando gases tóxicos. Em caso de incêndio, gases corrosivos e nocivos são liberados.

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções pessoais

Medidas gerais

Evitar o contato com a pele e com os olhos. Contenha o vazamento se puder ser feito com segurança. Notificar as autoridades se o produto entrar nos esgotos ou águas públicas.

Para não-socorristas

Equipamento de proteção : Use os equipamentos de proteção pessoal recomendados.

Procedimentos de emergência : Não respirar o gás. Abandone a área. Apenas o pessoal qualificado e equipado com equipamento de proteção adequado pode intervir. Notificar o corpo de bombeiros e autoridades ambientais.

Para socorristas

Equipamento de proteção: Utilize equipamento de respiração do tipo autônomo com pressão positiva e roupa de proteção contra produtos químicos. Roupas à prova de corrosão. Roupa de proteção total impermeável, luvas e botas devem ser usadas para evitar qualquer contato com o produto.

Procedimentos de emergência: Evacuar o pessoal desnecessário. Contenha o vazamento se puder ser feito com segurança. Remover as fontes de ignição, se não houver riscos. Impedir a entrada em esgotos, subsolos, fossas ou qualquer outro lugar onde a sua acumulação possa ser perigosa. Antes de entrar na área, especialmente áreas confinadas, verifique a atmosfera com dispositivo apropriado (explosímetro). Contenha o vazamento se puder ser feito com segurança.

Precauções para o meio ambiente

Tentar eliminar a fuga ou derrame. Evitar a contaminação do solo e da água. Eliminar o conteúdo / recipiente de acordo com os regulamentos locais, regionais, nacionais ou internacionais. Contactar o fornecedor sobre algum requisito especial. Impedir a entrada em esgotos, subsolos, fossas ou qualquer outro lugar onde a sua acumulação possa ser perigosa.

Métodos para limpeza

Para contenção : Interromper o vazamento se for seguro fazê-lo.

Métodos de limpeza : Ventile a área.

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MANUSEIO SEGURO

Perigos adicionais quando processado: Pode explodir durante o aquecimento.

Precauções para manuseio seguro: Mantenha afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes.-Não fume. Utilize apenas ferramentas antifaiscantes. Usar apenas equipamento à prova de explosão.

Usar luvas de segurança de couro e calçado de segurança no manuseamento de garrafas. Proteger as garrafas de danos materiais, não arrastar, não rodar, deslizar ou deixar cair.

Quando movimentar o cilindro mantenha a tampa amovível da válvula sempre no lugar. Usar sempre um equipamento próprio para o transporte / movimento (mecânico, manual, etc) das garrafas, mesmo em curtas distâncias Nunca insira qualquer objeto (ex. chave, chave de fenda, pé de cabra) dentro da abertura do capacete do cilindro; isto pode causar dano a válvula, e consequentemente um vazamento. Use uma chave ajustável para remover as tampas apertadas ou enferrujadas. Abra lentamente a válvula. Se a válvula estiver muito dura, descontinue o uso e entre em contato com o seu fornecedor. Feche a válvula do recipiente depois de cada utilização; mantenha fechada mesmo quando vazio. Nunca aplique chama ou calor localizado, diretamente para qualquer parte do recipiente. As altas temperaturas podem danificar o recipiente e pode fazer com que o dispositivo de alívio de pressão entre em ação prematuramente, liberando conteúdo do recipiente.

Medidas de higiene: Sempre lave as mãos após manusear o produto. Retire imediatamente toda a roupa contaminada e lave-a antes de usá-la novamente. Não coma, beba ou fume durante a utilização deste produto.

Prevenção da exposição do trabalhador

  • Utilizar EPI.
  • Não comer, beber ou fumar na área onde o produto for manuseado, produzido ou armazenado. - Lavar as mãos após manuseio deste produto, antes de entrar em áreas de alimentação.

Condições de armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade

Medidas técnicas: Utilize apenas ferramentas antifaiscantes. Aterre o vaso contentor e o receptor do produto durante transferências. Armazene em local fechado à chave.

Condições de armazenamento: Devido ao potencial para a decomposição violenta, recipientes de óxido de etileno devem ter uma atmosfera de cobertura com um gás inerte e de uma protecção adicional contra a exposição ao fogo.

Todos os equipamentos nas áreas de armazenamento devem ser à prova de explosão. A instalação elétrica nestas áreas de armazenamento devem cumprir os requisitos do Código

Nacional Elétrico para Classe 1 em áreas de risco. Este material é um acumulador estático. Para evitar a inflamação de vapores por descarga estática, todas as partes metálicas e equipamentos devem ser aterrados.

Armazenar apenas onde a temperatura não exceda 125 ° F (52 ° C). Fixe placas de sinalização "NÃO FUME OU ABRA CHAMAS" nas áreas de armazenamento e de utilização. Não deve haver fontes de ignição. Separe os recipiente e proteja contra incêndios potenciais e / ou riscos de explosão seguindo códigos e requisitos apropriados (por exemplo, NFPA 30, NFPA 55, NFPA 70, e / ou NFPA 221 dos EUA) ou de acordo com os requisitos fixados pela Autoridade Local. Manter os recipientes na posição vertical, prevenindo sua queda ou mesmo que seja derrubado. Mantenha com capacete de proteção a válvula, se fornecido, firmemente rosqueado no lugar com a mão, quando o recipiente não estiver em uso. Armazenar os recipientes cheios e vazios separadamente. Use um do sistema de fila para evitar o armazenamento de cilindros cheios por longos períodos.

OUTRAS PRECAUÇÕES PARA MANUSEIO, ARMAZENAGEM E USO: Ao manusear o produto sob pressão, use tubulação e equipamentos adequadamente projetados para resistirem as pressões que possam ser encontradas. Nunca trabalhe em um sistema pressurizado. Use um dispositivo de prevenção de fluxo reverso na tubulação. Gases pode causar sufocamento rápido por causa da deficiência de oxigênio; armazenar e usar com ventilação adequada. Se ocorrer um vazamento, feche a válvula do recipiente e derrubar o sistema de uma forma segura e ambientalmente correta, em conformidade com todas as leis locais, estaduais, federais e internacionais; então repare o vazamento. Nunca coloque um recipiente onde possa fazer parte de um circuito elétrico.

Condições de armazenagem segura, incluindo eventuais incompatibilidades: Separar em armazém os gases oxidantes de outros produtos oxidantes. Todos os equipamentos eléctricos da área de armazenagem devem ser compatíveis com o risco de uma atmosfera potencialmente explosiva. Colocar o recipiente em local bem ventilado, a temperaturas inferiores a 50°C. Respeite todos os regulamentos e normas locais exigidas para a armazenagem dos recipientes.. Os recipientes não devem ser armazenados em condições que favoreçam a corrosão. Os recipientes devem ser armazenados na posição vertical e devidamente seguros para evitar a sua queda. Os recipientes armazenados devem ser verificados periodicamente, no que respeita ao seu estado geral e possíveis fugas. As proteções das válvulas dos recipientes devem estar sempre colocadas. Armazenar os recipientes em local livre de risco de incêndios e longe de fontes de calor e de ignição. Manter afastado de matérias combustíveis.

Materiais para embalagem: Armazenar o produto sempre em recipiente de material igual ao do recipiente original.

CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Parâmetros de controle

Limites de exposição ocupacional:

  • Nome químico comum ou nome técnico

         ÓXIDO DE ETILENO (75-21-8)

  • Limite de Exposição (NR-15)

         39 ppm

Controles de exposição

Controles apropriados de engenharia: Utilize sistema de exaustão local à prova de explosão. Um sistema de ventilação pode ser necessário para prevenir a deficiência de oxigênio na zona de respiração dos trabalhadores. Utilize somente em sistema fechado. Fontes para lavagem dos olhos e chuveiros de segurança para emergência devem estar disponíveis nas imediações de qualquer potencial de exposição. Medir a concentração dos valores-limite de forma regular e sempre que ocorra qualquer mudança que intervenha nas condições susceptíveis de ter consequências para a exposição dos trabalhadores.

Controles de exposição ambiental: Não exceda os limites de exposição ocupacional (OEL).

Medidas de proteção pessoal

Equipamento de proteção individual: Luvas. Máscara anti-gás. Óculos de segurança. Proteção facial. Roupa de proteção completa à prova de fogo.

Proteção para as mãos: Luvas de proteção de PVC. luvas de borracha nitrílica. Borracha de butilo (IIR) /.

Proteção para os olhos: Usar óculos de segurança herméticos. Óculos de segurança com viseira. Lentes de contato não devem ser usadas.

Proteção para a pele e o corpo: Utilizar luvas de raspa para manuseio de cilindros, sapatos de segurança com biqueira de aço e proteção de metatarso. Roupas de proteção podem ser necessárias. Use roupa resistente a /retardadora de fogo/chama.

Proteção respiratória: Recomenda-se o uso de equipamento de proteção respiratória nos casos em que possam ocorrer inalação durante a utilização.

Proteção contra perigo térmico: Usar luvas de proteção contra o frio na operação de transferência ou quando se desmontam linhas de produtos.

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

Estado físico : Gás

Aparência : Incolor.

Cor : Incolor

Odor : Ligeiramente etéreo

Limiar de odor : 420 - 490 ppm

pH : Não aplicável.

Ponto de fusão : Não há dados disponíveis

Ponto de solidificação : Não há dados disponíveis

Ponto de ebulição : 10,5 °C (51,26 ºF)

Ponto de fulgor : -20 °C (-4 ºF)

Taxa de evaporação relativa (acetato de butila =1): Não há dados disponíveis

Taxa de evaporação relativa (éter = 1) : Não aplicável.

Inflamabilidade (sólido/gás) : 3 - 100 vol. %

Limites de explosão : Não há dados disponíveis

Pressão de vapor : 1,5 bar (22 psia a 20 ºC)

Densidade relativa do vapor a 20°C : Não há dados disponíveis

Densidade relativa : 0,87 (Água=1 a 4 ºC)

Densidade : 1,824 kg/m³ (0,1139 lb/ft3) a 21,1 ºC

Densidade relativa do gás : 1,52 (Ar=1 a 21,1 ºC)

Solubilidade : Água: Não há dados disponíveis

Log Pow : Não aplicável.

Log Kow : Não aplicável.

Temperatura de auto-ignição : 429 °C (804 ºF)

Temperatura de decomposição : Não há dados disponíveis

Viscosidade, cinemática : Não aplicável.

Viscosidade, dinâmica : Não aplicável.

Propriedades explosivas : Forma mistura explosiva com o ar e agentes oxidantes.

Propriedades oxidantes : Nenhum.

ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade química:

Estável em condições normais. CONTÉM GÁS SOB PRESSÃO; PODE EXPLODIR SOB AÇÃO DO CALOR

Condições a evitar:

Contaminação, especialmente por materiais incompatíveis (ver 10.5), O óxido de etileno puro decompõe-se violentamente se exposto a uma temperatura suficientemente alta. A temperatura necessária para a decomposição pode variar de acordo com o tempo, a pressão e as condições dentro do sistema e é reduzida à medida que aumentam as proporções de pressão e volume para superfície. As temperaturas de decomposição variando de 842ºF-1040ºF (450ºC-560ºC) foram observadas em aparelhos experimentais.

Luz solar direta, Mantenha afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes. Não fume.

Produtos perigosos da decomposição:

Dióxido de carbono,Monóxido de carbono,Pode liberar gases tóxicos,A inalação ou contato com a substância ou produtos de sua decomposição pode causar dano severo ou morte, Pode decompor-se quando exposto a temperaturas elevadas, liberando gases corrosivos.

Materiais incompatíveis:

Substancias oxidantes,,álcoois,Metais alcalinos, Metais alcalino-terrosos, Metais que formam acetiletos, Cromo, Titânio > 1022°F (550°C), Urânio (U) > 1382°F (750°C),Magnésio > 1427°F

(775°C).

Polimerizará violentamente se contaminado com, Aminas, álcalis, Ácidos, Ácidos minerais, Óxidos de metais, Água, Materiais orgânicos e Materiais combustíveis.

Possibilidade de reações perigosas:

Pode ocorrer,Estável sob condições normais de uso,PODE CAUSAR EXPLOSÃO EM MASSA EM CASO DE INCÊNDIO,AQUECIMENTO PODE CAUSAR UM INCÊNDIO OU EXPLOSÃO.

Reatividade: Possibilidade de polimerização exotérmica (ver em materiais incompatíveis).

Estabilidade e reatividade

Estabilidade química:

Estável em condições normais. CONTÉM GÁS SOB PRESSÃO; PODE EXPLODIR SOB AÇÃO DO CALOR

Condições a evitar:

Contaminação, especialmente por materiais incompatíveis (ver 10.5), O óxido de etileno puro decompõe-se violentamente se exposto a uma temperatura suficientemente alta. A temperatura necessária para a decomposição pode variar de acordo com o tempo, a pressão e as condições dentro do sistema e é reduzida à medida que aumentam as proporções de pressão e volume para superfície. As temperaturas de decomposição variando de 842ºF-1040ºF (450ºC-560ºC) foram observadas em aparelhos experimentais.

Luz solar direta, Mantenha afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes. Não fume.

Produtos perigosos da decomposição:

Dióxido de carbono,Monóxido de carbono,Pode liberar gases tóxicos,A inalação ou contato com a substância ou produtos de sua decomposição pode causar dano severo ou morte, Pode decompor-se quando exposto a temperaturas elevadas, liberando gases corrosivos.

Materiais incompatíveis:

Substancias oxidantes, álcoois, Metais alcalinos, Metais alcalino-terrosos, Metais que formam acetiletos, Cromo, Titânio > 1022°F (550°C), Urânio (U) > 1382°F (750°C),Magnésio > 1427°F

(775°C).

Polimerizará violentamente se contaminado com, Aminas, álcalis, Ácidos, Ácidos minerais,Óxidos de metais,Água,Materiais orgânicos e Materiais combustíveis

Possibilidade de reações perigosas:

Pode ocorrer, Estável sob condições normais de uso,PODE CAUSAR EXPLOSÃO EM MASSA EM CASO DE INCÊNDIO,AQUECIMENTO PODE CAUSAR UM INCÊNDIO OU EXPLOSÃO.

Reatividade:

Possibilidade de polimerização exotérmica (ver em materiais incompatíveis).

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Toxicidade aguda (oral) : Não disponível

Toxicidade aguda (dérmica) : Não disponível

Toxicidade aguda (inalação) : Inalação: gases: TÓXICO SE FOR INALADO.

ÓXIDO DE ETILENO (75-21-8)

CL50 inalação rato(ppm) 2920 ppm/1h

Corrosão/irritação à pele: Provoca irritação à pele.

                                               pH: Não aplicável.

Lesões oculares graves/irritação ocular: PROVOCA IRRITAÇÃO OCULAR GRAVE.

                                               pH: Não aplicável.

Sensibilização respiratória ou à pele: PODE PROVOCAR REAÇÕES ALÉRGICAS NA PELE.

Mutagenicidade em células germinativas: Pode provocar defeitos genéticos.

Carcinogenicidade: Pode provocar câncer.

Toxicidade à reprodução: Pode prejudicar a fertilidade ou o feto.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos - Exposição única: Pode provocar irritação das vias respiratórias. Irritação das vias respiratórias.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos - Exposição repetida: Provoca danos aos órgãos por exposição repetida ou prolongada. Pode provocar danos aos órgãos (sistema nervoso, figado) por exposição repetida ou prolongada

Perigo por aspiração : Não disponível

INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentações nacionais e internacionais

Terrestre

Agência Nacional para o Transporte Terrestre,Resolução nº 5232, de 14 de dezembro de 2016 - Aprova as Instruções Complementares ao Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos, e dá outras providências.

Nº ONU(RES 5232): 1040

Nome apropriado para embarque(RES 5232): ÓXIDO DE ETILENO

Classe (RES 5232): 2.3 - Gases tóxicos

Risco subsidiário (Res 5232): 2.1 - Gases inflamáveis

Número de Risco (Res 5232): 263 - Gás tóxico, inflamável

Marítimo

International Maritime Dangerous Goods,NORMAM 05 / DPC: Normas de Aprovação dos Materiais das Autoridades Marítimas,Organização Marítima Internacional (OMI)

Nº ONU (IMDG): 1040

Nome apropriado para embarque (IMDG): ETHYLENE OXIDE

Classe (IMDG): 2 - Gases

Risco subsidiário (IMDG): 2.1 - Flammable gases

Poluente marinho (IMDG): Não

Provisão especial (IMDG): 342

Aéreo

International Air Transport Association, Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Instruções complementares nº 175-001 - ANAC,RBAC nº 175 (Regulamentação Brasileira da Aviação Civil) – Transporte de Mercadorias Perigosas em Aviões Civis,Resolução nº 129/ANAC de 8 de dezembro de 2009

Nº ONU (IATA): 1040

Nome apropriado para embarque (IATA): ETHYLENE OXIDE

Classe (IATA): 2

Riscos subsidiários (IATA): 2.1 - Flammable gases

Provisão especial (IATA): A2, A131

regulamentações

Regulamentações locais do Brasil : Decreto Federal nº 2.657, de 3 de julho de 1998 – Promulga a Convenção nº 170 da OIT, relativa à Segurança na Utilização de Produtos Químicos no Trabalho, assinada em Genebra, em 25 de junho de 1990.

Exigências ANVISA

Lei 9605 - Lei de Crimes Ambientais

Norma ABNT NBR 14725.

Portaria 3214 - NR15 - Anexo 11

Portaria nº 229, de 24 de maio de 2011 - Altera a Norma Regulamentadora nº 26

Resolução nº 420/ANTT de 12 de fevereiro de 2004

Referência regulamentar : Listado pela IARC (International Agency for Research on Cancer)

Listado como carcinogênico pelo NTP (National Toxicology Program) dos Estados Unidos

Listado no inventário do TSCA (Toxic Substances Control Act) dos Estados Unidos

Sujeito aos requisitos de declaração da Lei SARA dos Estados Unidos Seção 313

Limitações : Restrito a usuários profissionais (Anexo XVII REACH).

Pictogramas:

       

OUTRAS INFORMAÇÕES

A ELEBRATEC recomenda que todos que manipularem este produto leiam com atenção as informações contidas nesta página, visando com isto esclarecer e deixá-las cientes dos riscos relacionados ao produto e, desta forma, contribuir para minimizar (ou até evitar) acidentes que venham a causar danos ao meio ambiente e/ou à saúde do próprio usuário ou de terceiros.

“As informações contidas nesta página de informações de segurança são fornecidas sem ônus para nossos clientes. Todas as informações técnicas e recomendações aqui contidas são baseadas em testes e dados provenientes de publicações técnicas especializadas. Uma vez que a ELEBRATEC não tem controle sobre o uso do produto aqui descrito, esta não assume nenhuma responsabilidade por perdas ou danos causados pelo uso impróprio do mesmo".

Referências

www.rsc.org/www.cdcc.sc.usp.br/www.chemicalelements.com/www.chemistryexplained.com

 

© 2017 ELEBRATEC® Sistemas de Vazão. Todos os direitos reservados.